COMMODITY CHANNEL INDEX

O que é?

O Commodity Channel Index (CCI) é um indicador de momentum oscilante que foi desenvolvido por Donald Lambert para identificar mudanças cíclicas em commodities, mas também pode ser usado em títulos e obrigações. O CCI é uma comparação do preço típico (TP) e uma média móvel simples (SMA) do preço típico (SMATP) e é expresso como uma porcentagem oscilante que pode ultrapassar -100% e 100%. Ele pode ser usado para prever uma reversão de preço e para determinar condições de sobrecompra ou sobrevenda.

 

Como é usado?

Lambert usou o CCI para gerar sinais de entrada e saída quando o CCI se movia acima de + 100% e abaixo de -100%, respectivamente. Quando o CCI se move acima de + 100%, o título entra em uma forte tendência de alta e um sinal de entrada é dado. Quando o CCI voltar abaixo de + 100%, esta posição deve ser fechada. Por outro lado, quando o CCI se move abaixo de -100%, o título entra em uma forte tendência de baixa e um sinal de saída é dado. Quando o CCI voltar acima de -100%, esta posição deve ser fechada.

Além disso, um sinal de entrada é dado quando o CCI rebate da linha zero. Quando o CCI atinge a linha zero, o preço médio do título está na média móvel usada para calcular o CCI e quando um título salta fora de sua média móvel é considerado uma boa posição de entrada, pois o título voltou ao seu suporte de curto prazo com o salto reafirmando a tendência atual.

O CCI também pode ser usado para identificar níveis de sobrecompra e sobrevenda. Um título pode ser considerado sobrevendido quando o CCI se move abaixo de -100 e sobrecomprado quando se move acima de +100. A partir de um nível de sobrevenda, um sinal de entrada pode ser dado quando o CCI se move acima de -100. De um nível de sobrecompra, um sinal de saída pode ser dado quando o CCI se move abaixo de +100.

Divergências também podem ser aplicadas ao CCI. Uma divergência positiva abaixo de -100 aumentaria a probabilidade de um sinal baseado em um movimento acima de -100, e uma divergência negativa acima de +100 aumentaria a probabilidade de um sinal baseado em um movimento para trás abaixo de +100.

As quebras de linha de tendência podem ser usadas para gerar sinais de entrada e saída. As linhas de tendência podem ser desenhadas conectando os picos e depressões. A partir dos níveis de sobrevenda, um movimento acima de -100 e uma quebra da linha de tendência poderiam ser usados ​​como um sinal de entrada. Por outro lado, nos níveis de sobrecompra, um movimento abaixo de +100 e uma quebra da linha de tendência podem ser usados ​​como um sinal de saída.