AVERAGE TRUE RANGE

O que é?

ATR é um indicador de volatilidade que foi desenvolvido por J. Welles Wilder e é usado para medir a volatilidade ou o grau de movimento do preço de um título. Foi introduzido no livro de Wilder, New Concepts in Technical Trading Systems de 1978 e foi originalmente projetado para o comércio de commodities, que está freqüentemente sujeito a lacunas e movimentos de limite. Como resultado, o ATR leva em consideração as lacunas, os movimentos de limite e as pequenas faixas altas-baixas para determinar a faixa ‘verdadeira’ de uma mercadoria. No entanto, o ATR é baseado em valores absolutos no preço, e não na variação percentual. Portanto, uma mercadoria com um preço mais alto tende a ter um ATR mais alto do que uma mercadoria com preço mais baixo.

Embora o ATR tenha sido projetado para negociação de commodities, ele também pode ser usado para outros títulos, como ações e derivativos, como futuros de ações individuais (SSFs) e futuros de índices.

Como é calculado?

Existem duas etapas no cálculo do ATR: primeiro, a faixa real (TR) do título é determinada; e então uma média móvel (MA) é usada para suavizar o ATR, mas a média móvel não é uma média móvel do TR.

O TR é o maior dos seguintes:

alto – baixo
abs (alto – fechamento anterior)
abs (baixo – fechamento anterior)
Uma vez que o TR é determinado, multiplicamos o ATR anterior pelo período médio menos um, adicionamos ao ATR atual e dividimos pelo período médio.

Assim, se usar o período padrão de 14, o ATR seria calculado da seguinte forma:
ATR = ((ATR anterior x 13) + TR atual) / 14

Como é usado?

O ATR não fornece orientação, mas é um forte indicador de uma quebra de preço, já que fortes movimentos no preço de um título são frequentemente acompanhados por grandes faixas de preço, especialmente no início de um movimento. Assim, o ATR pode ser usado como um indicador adicional para confirmar uma quebra de preço. Se o ATR está aumentando, o suporte para um rompimento de preços também está aumentando.

O ATR também pode ser usado como um guia para determinar os níveis de stop loss, pois um título com um ATR mais alto exigirá um stop loss maior.

Exemplo:

O gráfico a seguir mostra um ATR de 13 períodos no painel inferior do gráfico em um gráfico de 30 minutos do Índice Dow Jones Industrial.