BOLLINGER BANDS

O que é?

Bollinger Bands é um indicador de volatilidade desenvolvido por John Bollinger e é uma das bandas mais úteis na análise técnica. As bandas de Bollinger consistem em três linhas – uma média móvel simples (SMA) e duas linhas calculadas em um número especificado de desvios padrão acima e abaixo do SMA. As bandas indicam níveis de sobrecompra e sobrevenda em relação a uma média móvel e podem ser usadas para confirmar sinais de negociação.

O desvio padrão é uma função estatística que mede a variação provável da média ou da média. Um desvio padrão acima e abaixo da média contém teoricamente 68,2% das variações da média, enquanto dois desvios padrão acima e abaixo da média contêm 95,4% e três desvios padrão acima e abaixo da média contêm 99,6% das variações da média.

Durante os períodos de volatilidade, ou seja, durante o aumento da flutuação de preço, as bandas superior e inferior se alargam e quando as flutuações de preço diminuem, as bandas se contraem em direção à faixa de preço. Eles podem, portanto, ser usados ​​para comparar a volatilidade e os níveis de preços relativos durante um período de tempo.

Como é calculado?

Bollinger originalmente usou uma média móvel simples de 20 períodos (SMA) para a banda central, uma SMA de 20 períodos mais 2 desvios padrão para a banda superior e uma SMA de 20 períodos menos 2 desvios padrão para a banda inferior. As duas bandas externas deveriam teoricamente conter 95,4% do preço da ação.

Como é usado?

Bollinger Bands é um indicador popular usado em sistemas de negociação de reversão à média. Eles não emitem sinais absolutos de compra e venda quando os preços atingem as bandas superior ou inferior, mas indicam se o preço do título está alto ou baixo em relação à média do preço (ou SMA). Também pode ser usado para uma confirmação mais informada de um sinal de negociação quando usado com outros indicadores técnicos.

Faixas de contratação indicam uma possível tendência, embora o primeiro rompimento seja frequentemente um movimento em falso, precedendo uma forte tendência na direção oposta.

Um movimento que começa em uma banda normalmente passa para a outra banda quando o título está sendo negociado dentro de uma faixa.

Para seguidores de tendência, um movimento fora da banda indica que uma tendência forte é forte e deve continuar. No entanto, os traders de reversão à média veem isso como uma indicação de que o preço está alto em relação à média e pode reverter.

Um fechamento fora da banda, seguido por um fechamento dentro da banda, indica uma reversão de tendência que é confirmada quando o preço se move através da banda central.

Exemplo:

O gráfico a seguir mostra o Bollinger Bands padrão em laranja em um gráfico de 30 minutos do Dow Jones Industrial Index. A linha do meio (traço) é um SMA de 20 períodos. Observe como as bandas se contraem durante os períodos de baixa volatilidade e se expandem durante os períodos de alta volatilidade.