CHAIKIN OSCILLATOR

O que é?

O Chaikin Oscillator, (CHO) é a diferença das moving averages de Accumulation/Distribution.

“O conceito deste oscilador é baseado em três principais teses. Primeiro: se uma ação ou um índice é maior quando ele fecha do que ele era durante o dia (você pode calcular o valor médio como [max+min]/2), significa que foi um dia de acumulação. Quanto mais próximo o fechamento de uma ação, ou de um índice, é do máximo, mais forte é o acúmulo. E vice-versa: se o preço de fechamento de uma ação é menor do que o nível médio do dia, isso significa que ocorreu uma distribuição. O mais próximo do mínimo a ação fica, mais forte é a distribuição.

Segundo: o crescimento estável dos preços é acompanhado por um aumento no volume de negociações e uma forte acumulação do volume. Como o volume é como um combustível que alimenta o crescimento do mercado, o retardo do volume juntamente com o crescimento dos preços mostra que não existe combustível suficiente para continuar o crescimento.

Vice-versa, uma queda nos preços está geralmente acompanhada por uma baixa quantidade e acaba em pânico, com liquidação de posições por parte de investidores institucionais. Portanto, em primeiro lugar vemos um crescimento de volume, e em seguida uma queda dos preços acompanhada de redução do volume, e finalmente, quando o mercado está perto da base, alguma acumulação ocorre.

Terceiro: com um Chaikin’s oscillator você pode rastrear o volume de dinheiro saindo e vindo para o mercado. Comparando a dinâmica do volume e dos preços, permite-nos encontrar os picos e as bases do mercado a curto e médio prazo.

Como é usado?

Como não existem métodos corretos de análise técnica, eu recomendo que você use este oscilador em conjunto com outros indicadores técnicos. A confiabilidade dos sinais de curto e médio prazo será maior se você usar um Chaikin’s oscillator juntamente com, por exemplo, Envelopes baseado em uma moving average de 21 dias e algum oscilador de sobrevenda/revenda.

O sinal mais importante surge quando os preços atingem um valor máximo ou mínimo de um nível (especialmente do nível de sobrevenda/revenda), mas o Chaikin’s oscillator não pode ultrapassar o seu extremo anterior, o que faz ele dar meia volta.

  • Sinais que se deslocam no sentido da tendência de médio prazo são mais confiáveis ​​do que aqueles que se movem contra ela.
  • O fato de um oscilador confirmar um novo máximo ou mínimo não significa que os preços vão seguir na mesma direção. Eu considero este evento como sem importância.

Outra maneira de usar o Chaikin’s oscillator implica no seguinte: uma mudança em sua direção é um sinal para uma compra ou venda, mas somente se ele coincide com a direção da tendência dos preços. Por exemplo, se uma ação está a aumentar e o seu preço é mais elevado do que uma moving average de 90 dias, então, uma vez acima da curva do oscilador na área dos valores negativos, pode ser considerado como um sinal de compra (mas o preço da ação deve ser superior a uma moving average de 90 dias – não menos).

Um estabelecimento da curva do oscilador na área dos valores positivos (acima de zero) pode ser considerado como um sinal de venda, mas o preço da ação deve ser menor do que a moving average de 90 dias feita com preços de fechamento “.

Cálculo

Para calcular o Chaikin’s oscillator, você deve subtrair uma exponential moving average de 10 dias do indicador Accumulation/Distribution a partir de uma exponential moving average de 3 dias do mesmo indicador.

CHO = EMA (A/D, 3) – EMA (A/D, 10)

Onde:

EMA — exponential moving average;
A/D — valor do indicator Accumulation/Distribution.